O planejamento estratégico é uma atividade administrativa que tem como objetivo direcionar os rumos da instituição e dar a ela sustentabilidade, produzindo respostas consistentes a três questões fundamentais: Onde estamos? Aonde queremos chegar? Como vamos fazer para chegar lá? É um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Também considera premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação.
O estabelecimento de um planejamento estratégico de marketing envolve cinco atividades: definição da missão corporativa; análise da situação; formulação de objetivos; formulação de estratégias; implementação, feedback e controle.
É cada vez maior o número de empresas no cenário Global que, diante da complexidade do cenário empresarial e de tantas turbulências e incertezas, estão buscando modelos de gestão para que as auxiliem no desempenho e aperfeiçoamento do processo gerencial. O planejamento estratégico é uma dessas ferramentas. Para Willian Maachar, administrador, especialista em Gestão Empresarial Avançada e tutor do Portal Educação, “é importante o desenvolvimento de um planejamento estratégico, pois definirá as bases para a construção de um futuro promissor e a geração de um mercado mais profissional e preparado para as constantes mudanças que sempre ocorrerão diante da concorrência existente, em épocas de recessão”. O administrador ainda complementa que “a importância do planejamento no universo administrativo está relacionada diretamente ao futuro de qualquer organização”.
O planejamento estratégico deve comportar decisões sobre o futuro da organização, como: objetivos organizacionais a longo prazo e seu desdobramento em objetivos departamentais detalhados; as atividades escolhidas, isto é, os produtos (bens ou serviços) que a organização pretende produzir. O mercado visado pela organização, ou seja, os consumidores ou clientes que ela pretende abranger com seus produtos também fazem parte das decisões; os lucros esperados para cada uma de suas atividades; alternativas estratégicas quanto às suas atividades (manter o produto atual, maior penetração no mercado atual, desenvolver novos mercados); interação vertical em direção aos fornecedores de recursos ou integração horizontal em direção aos consumidores ou clientes e, para finalizar, novos investimentos em recursos (materiais, financeiros, máquinas e equipamentos, recursos humanos, tecnologia, etc) para inovação (mudanças) ou para crescimento (expansão).
A elaboração de um Plano Estratégico engloba quatro tópicos que são fundamentais. O primeiro seria a formulação dois objetivos organizacionais, onde a empresa define os objetivos globais que pretende alcançar em longo prazo e estabelece a ordem de importância e prioridade em uma hierarquia de objetivos. O segundo é a análise interna das forças e limitações da empresa, fazendo uma análise das condições internas da empresa para permitir uma avaliação dos principais pontos fortes e dos pontos fracos que a organização possui. O terceiro tópico diz respeito à análise externa, ou seja, as condições externas que rodeiam a empresa e que lhe impõem desafios e oportunidades. E finalmente, o quarto e último que é a formulação das alternativas estratégicas. Nesta quarta fase do planejamento estratégico formulam-se as alternativas que a organização pode adotar para alcançar os objetivos organizacionais pretendidos, tendo em vista as condições internas e externas.
Portal Educação

Parabens, seu blog ficou muito legal Maisa!
ResponderExcluirbjoo